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Como configurar o canal do Instagram Direct

Antes de partir para configuração, certifique-se de que sua conta possui os requisitos necessários para esta integração.

Requisitos da conta

A conta do Instagram deve ter as seguintes características,

1 – Possuir no mínimo 1000 seguidores ✅

2 – Ser uma conta do tipo “Empresarial” e estar associada a uma página do Facebook ✅

3 – Ter a opção “Permitir acesso às mensagens” habilitada ✅

Caso sua conta não seja “Empresarial”, basta realizar os passos a seguir;

  • Clique em configurações > conta;
  • Selecione em mudar para conta profissional e clique para continuar;
  • Adicione a categoria do seu negócio, selecione a opção “empresa” (obrigatório), não é obrigatório inserir as suas informações de contato;
  • Clique para entrar no Facebook e insira os dados do perfil associado a sua página, para concluir escolha a página desejada;
  • Processo concluído com sucesso, não é necessários finalizar as etapas seguintes para ativar o canal;

Caso a opção “Permitir acesso às mensagens” não esteja habilitada, basta realizar os passos a seguir;

  • No Instagram selecione em Configurações > Privacidade;
  • Em seguida, selecione Mensagens > Permitir acesso às mensagens;

Regras para o contato ativo

ID do cliente é aquilo que o identifica na plataforma, exemplo, o que identifica o contato no canal de WhatsApp é o número que ele utilizou para configurar o aplicativo, o que identifica o cliente no canal de e-mail é o e-mail do cliente. 

No caso do canal do Instagram Direct o cliente é identificado por uma sequência numérica gerada no momento que ele realiza o seu primeiro contato com o canal da empresa. Por conta disso, só é possível fazer contato ativo com um cliente que já interagiu com o canal do Instagram Direct. 

Ao solicitar contato ativo além dos campos canais e equipes, você visualizará os campos Instagram Direct tags, que sempre será preenchido com o valor “agente humano” e o campo mensagem, que deve ser preenchido com a informação que o agente deseja enviar para o contato. 

Ao clicar em iniciar a sessão será aberta na plataforma mas o cronômetro localizado no lado direito permanecerá zerado e o agente não poderá encaminhar mensagens. 

Após o envio da primeira mensagem do cliente o cronômetro iniciará a contagem e agente será liberado para o envio de mensagens. 

A cada nova mensagem do cliente o cronômetro reinicia a contagem, quando o cronômetro atingir 24 horas a sessão no Instragram Direct será finalizada, sendo necessário aguardar uma mensagem do cliente para que uma nova sessão seja iniciada. 

É possível encaminhar uma mensagem com a tags “agente humano” para instigar essa ação por parte do cliente. 

Ações que iniciam o fluxo

A plataforma iniciará um novo atendimento quando uma das ações abaixo forem executadas pelo contato/cliente:

  • Resposta a um Storie;
  • Reação a um Storie;
  • Envio de mensagem no direct;
  • Compartilhamento de postagens do perfil configurado na plataforma e outros perfis;
Importante: Caso o cliente compartilhe stories ou Reels o fluxo não será iniciado e a informação não ficará registrada na plataforma. Item não suportado pela API do Instagram.

Informações importantes

  • É possível visualizar a foto de perfil dos contatos do canal;
  • Por padrão a rede social Instagram só permite a troca de mídias do tipo vídeo ou imagem, caso o agente encaminhe um anexo diferente dos tipos permitidos, o cliente receberá essa informação na forma de link.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado, qualquer dúvida nossa equipe de suporte segue a disposição!

Atualizado em agosto 10, 2021

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