Antes de partir para configuração, certifique-se de que sua conta possui os requisitos necessários para esta integração.
Requisitos da conta
A conta do Instagram deve ter as seguintes características,
1 – Possuir no mínimo 1000 seguidores ✅
2 – Ser uma conta do tipo “Empresarial” e estar associada a uma página do Facebook ✅
3 – Ter a opção “Permitir acesso às mensagens” habilitada ✅
Caso sua conta não seja “Empresarial”, basta realizar os passos a seguir;
- Clique em configurações > conta;

- Selecione em mudar para conta profissional e clique para continuar;

- Adicione a categoria do seu negócio, selecione a opção “empresa” (obrigatório), não é obrigatório inserir as suas informações de contato;

- Clique para entrar no Facebook e insira os dados do perfil associado a sua página, para concluir escolha a página desejada;

- Processo concluído com sucesso, não é necessários finalizar as etapas seguintes para ativar o canal;

Caso a opção “Permitir acesso às mensagens” não esteja habilitada, basta realizar os passos a seguir;
- No Instagram selecione em Configurações > Privacidade;

- Em seguida, selecione Mensagens > Permitir acesso às mensagens;

Regras para o contato ativo
O ID do cliente é aquilo que o identifica na plataforma, exemplo, o que identifica o contato no canal de WhatsApp é o número que ele utilizou para configurar o aplicativo, o que identifica o cliente no canal de e-mail é o e-mail do cliente.
No caso do canal do Instagram Direct o cliente é identificado por uma sequência numérica gerada no momento que ele realiza o seu primeiro contato com o canal da empresa. Por conta disso, só é possível fazer contato ativo com um cliente que já interagiu com o canal do Instagram Direct.
Ao solicitar contato ativo além dos campos canais e equipes, você visualizará os campos Instagram Direct tags, que sempre será preenchido com o valor “agente humano” e o campo mensagem, que deve ser preenchido com a informação que o agente deseja enviar para o contato.

Ao clicar em iniciar a sessão será aberta na plataforma mas o cronômetro localizado no lado direito permanecerá zerado e o agente não poderá encaminhar mensagens.

Após o envio da primeira mensagem do cliente o cronômetro iniciará a contagem e agente será liberado para o envio de mensagens.
A cada nova mensagem do cliente o cronômetro reinicia a contagem, quando o cronômetro atingir 24 horas a sessão no Instragram Direct será finalizada, sendo necessário aguardar uma mensagem do cliente para que uma nova sessão seja iniciada.
É possível encaminhar uma mensagem com a tags “agente humano” para instigar essa ação por parte do cliente.
Ações que iniciam o fluxo
A plataforma iniciará um novo atendimento quando uma das ações abaixo forem executadas pelo contato/cliente:
- Resposta a um Storie;
- Reação a um Storie;
- Envio de mensagem no direct;
- Compartilhamento de postagens do perfil configurado na plataforma e outros perfis;
Importante: Caso o cliente compartilhe stories ou Reels o fluxo não será iniciado e a informação não ficará registrada na plataforma. Item não suportado pela API do Instagram. |
Informações importantes
- É possível visualizar a foto de perfil dos contatos do canal;
- Por padrão a rede social Instagram só permite a troca de mídias do tipo vídeo ou imagem, caso o agente encaminhe um anexo diferente dos tipos permitidos, o cliente receberá essa informação na forma de link.
Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado, qualquer dúvida nossa equipe de suporte segue a disposição!